Bosques da costa fria

Expedição. Soto de Sajambre, 31 de outubro a 4 de Novembro.

Introdução

Sajambre, uma região inserida no Parque Nacional dos Picos da Europa, é um sítio mágico para fotografar bosques durante o Outono! O bosque da costa fria em particular é dominado por Faias que são ocasionalmente acompanhadas por carvalhos que podem atingir mais de 300 anos de idade. Estas duas espécies de árvores possuem tons quentes que pintam o bosque e, dada a qualidade elevada do ar, também existem muitos líquens chamados “barbas del diablo” pelos locais. Estes últimos criam uma atmosfera mais sombria e dramática. Em zonas de maior elevação, acima dos 1400 metros aproximadamente, já de saída do bosque da costa fria, começam a surgir bétulas, assim como as vistas paras grandes formações montanhosas de origem calcária. Tudo isto cria um cenário épico para qualquer apaixonado pela fotografia de paisagem.

Informação adicional

Moderado

Todos os níveis

32 h

700 €

    • O pagamento da inscrição no valor de 700 € pode ser feito em prestações. No acto de inscrição devem ser pagos 50%.

    • A Expedição terá um máximo de 6 participantes e um mínimo de 4.

    • Inclui saídas fotográficas com acompanhamento personalizado

    • Inclui estadia (meia pensão) e análise de imagens obtidas.

    • Material fotográfico, almoço, seguros e transporte não estão incluídos. Iremos organizar um sistema de boleia para partilhar carros, partilhando assim os custos da viagem

    • Durante esta expedição vamos explorar os bosques de faias centenárias. Bosques estes que se encontram rodeados por altas paredes de calcário.

    • A criatividade de cada um será explorada tanto em fotografia de montanha como de bosque. Demonstrar a grandiosidade das montanhas e o ambiente misterioso de um bosque é sempre um bom desafio.

    • Ao longo deste 5 dias a troca de experiências entre todos é sem dúvida algo muito enriquecedor. Passar todos os dias no local que estamos a fotografar é uma experiência fabulosa que permite conhecer o local e como a luz interage com a paisagem. Ingredientes chave para criar imagens que reflectem a essência de cada um.

    • O clima frio podendo ocorrer vento, chuva e neve.

    • Exigência física moderada. Caminhadas até 3h em terreno irregular com declive. Existe apenas uma caminhada grande que não necessita de ser feita na integra visto o grupo regressar pelo mesmo percurso. As outras caminhadas são de dificuldade moderada a fácil.

    • Roupa quente e impermeável, assim como botas de montanha, são acessórios indispensáveis.

    • A estadia é feita num abrigo de montanha onde o quarto é partilho pelo grupo.

Testemunhos

  • Daniela Gonçalves

“Fiz o meu primeiro workshop com o Mário em janeiro de 2019, sendo então o meu nível de conhecimento muito básico. Desde aí tenho participado em vários, no terreno, online, e uma expedição aos Picos da Europa. Em cada evento sinto um salto na minha evolução e motivação como fotógrafa. O Mário demonstra ter conhecimentos extremamente aprofundados de todas as vertentes do mundo da fotografia, e tem uma capacidade fantástica de partilhar o seu conhecimento, adequando-se perfeitamente ao nível de cada aluno; simultaneamente, estimula-nos a explorar a nossa liberdade criativa. A nível de organização não há falhas a apontar, os locais são muito bem escolhidos e de uma beleza extraordinária, e, não menos importante, cria-se sempre um espírito de grupo com momentos de partilha e convívio muito positivos. Recomendo”

  • Rodrigo Bento

“Quero expressar a minha sincera gratidão ao Mário Cunha pela sua ajuda e orientação na viagem aos Picos da Europa. Com o seu excelente conhecimento do terreno, a sua experiência em fotografia e entrega incondicional, compartilhou os seus conselhos valiosos e olhar apurado, que foram ingredientes essenciais para o sucesso da expedição. Obrigado por toda a dedicação e apoio!”

Para ficares a conhecer melhor os bosques da costa fria podes ver a próxima galeria e mais imagens e vídeos no meu projecto “Barbas del Diablo”.