Bosques da costa fria
Expedição. Soto de Sajambre, 4 a 8 de Junho 2026.
Introdução
Sajambre, uma região situada no Parque Nacional dos Picos da Europa, é um local mágico para fotografar bosques durante a Primavera! O bosque da Costa Fria, em particular, é dominado por faias, ocasionalmente acompanhadas por carvalhos com mais de 300 anos de idade. Estas duas espécies preenchem grande parte do bosque e, graças à elevada qualidade do ar, também se encontram muitos líquenes, a que os habitantes locais chamam “barbas del diablo”, criando uma atmosfera sombria e dramática. Na Primavera, as neblinas são uma presença constante, adicionando um elemento atmosférico extra a uma paisagem já de si incrível. Em zonas de maior altitude, acima dos 1400 metros, à medida que se deixa para trás o bosque da Costa Fria, começam a surgir bétulas, bem como vistas deslumbrantes das grandes formações montanhosas de origem calcária. Tudo isto compõe um cenário épico para qualquer apaixonado pela fotografia de paisagem.
Informação adicional
Moderado a difícil
Todos os níveis
32 h
720 €
-
O pagamento da inscrição no valor de 720 € pode ser feito em prestações. No acto de inscrição devem ser pagos 50%.
A Expedição terá um máximo de 6 participantes e um mínimo de 4.
Inclui saídas fotográficas com acompanhamento personalizado.
Inclui estadia (meia pensão) e análise de imagens obtidas.
Material fotográfico, almoço, seguros e transporte não estão incluídos. Iremos organizar um sistema de boleia para partilhar carros, dividindo assim os custos da viagem.
-
Durante esta expedição vamos explorar os bosques de faias centenárias que se encontram rodeados por altas paredes de calcário.
A criatividade de cada um será explorada tanto em fotografia de montanha como de bosque. Demonstrar a grandiosidade das montanhas e o ambiente misterioso de um bosque é sempre um bom desafio.
Ao longo deste 5 dias a troca de experiências entre todos é sempre muito enriquecedora. Passar todos os dias no local que estamos a fotografar é uma experiência fabulosa que permite conhecer o local e como a luz interage com a paisagem. Estes são ingredientes chave para criar imagens que reflectem a essência de cada um.
-
Clima moderado podendo ocorrer vento e chuva.
Exigência física moderada a elevada. Caminhadas até 3h em terreno irregular com declive. Existe apenas uma caminhada grande que não necessita de ser feita na íntegra visto o grupo regressar pelo mesmo percurso. As outras caminhadas são de dificuldade moderada a fácil.
Roupa quente e impermeável, assim como botas de montanha, são acessórios indispensáveis.
A estadia é feita num abrigo de montanha onde o quarto é partilhado pelo grupo.
Testemunhos
Daniela Gonçalves
“Fiz o meu primeiro workshop com o Mário em janeiro de 2019, sendo então o meu nível de conhecimento muito básico. Desde aí tenho participado em vários, no terreno, online, e uma expedição aos Picos da Europa. Em cada evento sinto um salto na minha evolução e motivação como fotógrafa. O Mário demonstra ter conhecimentos extremamente aprofundados de todas as vertentes do mundo da fotografia, e tem uma capacidade fantástica de partilhar o seu conhecimento, adequando-se perfeitamente ao nível de cada aluno; simultaneamente, estimula-nos a explorar a nossa liberdade criativa. A nível de organização não há falhas a apontar, os locais são muito bem escolhidos e de uma beleza extraordinária, e, não menos importante, cria-se sempre um espírito de grupo com momentos de partilha e convívio muito positivos. Recomendo”
Rodrigo Bento
“Quero expressar a minha sincera gratidão ao Mário Cunha pela sua ajuda e orientação na viagem aos Picos da Europa. Com o seu excelente conhecimento do terreno, a sua experiência em fotografia e entrega incondicional, compartilhou os seus conselhos valiosos e olhar apurado, que foram ingredientes essenciais para o sucesso da expedição. Obrigado por toda a dedicação e apoio!”
Para ficares a conhecer melhor os bosques da costa fria podes ver a galeria abaixo e mais imagens e vídeos no meu projecto “Barbas del Diablo”.