relevos e brumas

Serra do Gerês

O meu local de eleição para fotografar e, acima de tudo, estar!

Comecei a visitar a Serra do Gerês com regularidade em 2019 e desde então gosto de lá voltar sempre que possível. Foi neste local que cresci como fotógrafo e onde conheci locais e pessoas que me são queridos. Aqui reina o granito, moldado pela chuva, o gelo e pelos rios que correm nas entranhas destas montanhas soberbas que também são casa de grandes bosques de carvalhos, faias, bétulas e até teixos. Todos estes elementos da paisagem têm alimentado a minha inspiração. Neste momento há um livro a ser criado para materializar todas as experiências e vivências passadas nesta Serra que tanto me continua a dar.

As Montanhas da Serra do Gerês são, para mim, algo único em Portugal. Não há outro local onde eu consiga ir onde me sinta tão isolado. É um sítio que me inspira mas principalmente um sítio de quase meditação onde o silêncio antropomórfico dá lugar aos ruídos naturais: o som das folhas num dia de vento, a água a saltar de pedra em pedra nos ribeiros, a chuva a cair, entre muitos outros. São estas a principais razões que me fazem voltar vezes sem conta a estes locais assim como aos bosques e rios da Serra.

A diversidade e abundância de bosques é fantástica. Apesar de, em alguns locais, haver problemas de plantas invasoras, ainda há uma boa porção de locais onde podemos encontrar bosques autóctones com árvores centenárias. Em qualquer uma das estações do ano estes locais mostram e contam lindíssimas histórias a quem os visita e lhes dedica algum tempo. Para mim, a grande diferença entre estar sozinho numa montanha ou num bosque é que, no último, estamos acompanhados de outros seres vivos, as árvores, onde cada ramo conta uma história.

Os rios e ribeiros são as artérias que transportam água e, consequentemente, vida pela Serra. O seu caudal é fortemente influenciado por chuvas e nevões, crescendo e diminuindo, muitas vezes de um dia para o outro, moldando as paredes de granito que os contêm ao longo do seu percurso. Locais fortes com um som fabuloso que, sendo intenso, é também extremamente relaxante.

Venham comigo conhecer as entranhas da serra do gerês. Um pequeno santuário paisagístico no norte do nosso país.